Cerca de 100 mil imóveis
podem ser recadastrados em Porto Alegre
Secretaria da Fazenda do município
pretende atualizar o cadastro até o final de 2015
Fonte | http://zerohora.clicrbs.com.br
A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre pretende
atualizar o cadastro de cerca de 100 mil imóveis, que podem estar em situação
irregular, até o final de 2015. O número corresponde a quase 15% do total de
669 mil imóveis da Capital.
A prefeitura chegou a este número após realizar um
levantamento fotográfico aéreo, em parceria com a Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (Ufrgs), em 2010. Segundo Cláudio Lopes de Almeida, chefe da
Unidade de Tributos Imobiliários da Secretaria da Fazenda, após a conclusão do
estudo, os imóveis que estiverem irregulares poderão sofrer correção no Imposto
Predial Territorial Urbano (IPTU).
As divergências no banco de imóveis cadastrados
foram constatadas por meio da comparação entre os imóveis atualmente
registrados e as fotografias aéreas atualizadas da cidade. Os proprietários receberão
notificação da prefeitura, sem cobrança de multa, e deverão regularizar a
situação na Secretaria da Fazenda.
— Há construções irregulares em lotes já inseridos
no cadastro imobiliário — salienta Almeida.
Tire
suas dúvidas
Como
serão notificados os imóveis irregulares?
Os imóveis receberão correspondência com os dados
cadastrais da prefeitura, e o proprietário deverá ir até a Secretaria da
Fazenda para fazer a correção, se for o caso, ou regularizar a sua situação.
Haverá prazo para contestação da informação emitida por carta pela Fazenda.
Qual é
o critério pra avaliar se um imóvel é irregular?
Um imóvel é considerado irregular quando não tem a
Carta de Habitação. Também são irregulares construções que não tenham projeto.
A irregularidade também abrange situações de posse e nas quais o proprietário
do lote realizou parcelamento e/ou edificação sem dar conhecimento ao poder
público municipal.
Quantos
imóveis poderão ter correção de IPTU no próximo ano?
A prefeitura só saberá ao final do estudo, que pode se estender até 2015. Até o fim do trabalho, valem as informações que constam hoje no cadastro da Secretaria da Fazenda. Em situações onde há evidências de irregularidades, a Secretaria pode cobrar valores retroativos em até cinco anos.
A prefeitura só saberá ao final do estudo, que pode se estender até 2015. Até o fim do trabalho, valem as informações que constam hoje no cadastro da Secretaria da Fazenda. Em situações onde há evidências de irregularidades, a Secretaria pode cobrar valores retroativos em até cinco anos.
Qual o
procedimento para se regularizar um imóvel?
É necessário comparecer à Secretaria da Fazenda, na
Travessa Mário Cinco Paus, sem número, no Centro, de segunda sexta-feira, das 9
às 16h (não fecha ao meio-dia), com a documentação do imóvel. Não são cobradas
taxas. Acréscimos de área construída em imóveis cadastrados devem ser
comunicados.
Atenção: Você
que é um comprador de Imóveis, fique muito alerta a documentação total, para
evitar dor de cabeça. O corretor de Imóveis é o responsável de um bom
atendimento.
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